terça-feira, 22 de junho de 2010

Almeirão com manga

Depois de terminar o curso de gastronomia, senti como que se tivesse sido tomada por uma mania estranhíssima. Eu preciso experimentar comida. É de se esperar que comidas deliciosas devam ser experimentadas, mas se alguém falar "mas que coisa horrorosa!", eu também preciso saber o que é esse horror todo. E o verbo é esse mesmo: precisar.

Infelizmente ainda tenho meus tabus. Certas comidas que não parecem comida - como ostras - eu ainda não consegui experimentar. Mas ninguém apareceu em minha frente com confiáveis (e disfarçadas) ostras gratinadas. Talvez assim eu crie coragem de comê-las... Mas algo que certamente passarei a vida sem são os tais ovos milenares. Ovos enterrados por 100 dias em uma misteriosa combinação de ervas que fazem com que o ovo cozinhe e ganhe uma clara com cor de gelatina de Coca-Cola e gema parecendo uma bolinha compacta de cinzas, isso eu não preciso! Há quem goste e eu admiro isso. Queria ser destemida, mas como disse uma amiga frente á tal desafio: Não é falta de coragem! Comer ovo podre simplesmente me parece burrice!

Juro que minha intensão não é fazer meu leitor perder a fome, mas a dura realidade de quem está fadado à mania de experimentar precisa ser exposta. Quando alguém te pergunta, maliciosamente, se você quer experimentar o pior biscoito que existe no mundo e você responde "mas é óbvio!", algo precisa ser feito. Eu preciso dizer isso ao mundo e saber que não estou só no mundo. Estou? Uma vez cheguei a uma loja de roupas que tinha uma pimenteira no balcão... Eu quase arranquei uma! E eu nem gosto de pimentas!!!
A esse ponto você deve estar achando que eu preciso mesmo é de terapia. Já fiz. Nada tão fora do normal acontece comigo. E quem já leu o maravilhoso livro "Deve ter sido alguma coisa que eu comi", vai saber que encontrei muito conforto ao ler a saga do autor em busca de provas neurofisiológicas para sua obsessão por comida. Alguns estudos dizem que isso é resultado de uma má formação cerebral, outros estudiosos dizem: se isso não atrapalha sua vida, viva! Estou vivendo.

E em minhas experimentações eu tenho encontrado coisas maravilhosas. Das mais simples, como um delicioso bolo frapé coberto de requeijão, até as mais inusitadas, como salada de almeirão com manga. Vale dizer que eu não escolheria esses dois ingredientes sozinhos. Eu não gosto do sabor extremamente amargo do almeirão, e manga é umas das frutas que eu deixo de lado, mas juntos... ah que combinação!

Um comentário:

  1. Garota,
    Adorei seu post, comprei essa folha é estou procurando receitas, compartilha mais.
    Valeu pela indicação do livro.
    Facebook Mia Lopes
    Twitter @lopesmia

    ResponderExcluir