quarta-feira, 21 de abril de 2010

Like a kid in a candy shop

Foto de Kelly Kautz

Uma das épocas mais felizes da minha vida na cozinha foi quando eu fazia estágio (não remunerado) numa confeitaria. A cozinha tinha janelões de vidro por todos os lados e um deles dava para a loja. Ali era possível ver a reação de todos que olhavam para os doces. Eu considerava esse o meu pagamento.

Quando entravam crianças, eu largava o que quer que estivesse fazendo para correr e olhar a vibração deles em frente ao balcão. Eles literalmente vibravam! Tremiam, chacoalhavam as mãos, viravam a cabeça freneticamente para os lados, olhinhos arregalados e pés saltitantes. Quase choravam por ter que escolher um só. Lembro-me até hoje quando eram dois irmãos, deviam ter 5 e 6 anos, e competiam loucamente para ver quem escolheria o melhor. O mundo poderia ter acabado naquele dia.

O meu doce preferido sempre foi o brigadeiro. Brigadeiro é o doce nacional, nasceu em uma campanha política (por favor não passem a odiá-lo!) e agora virou mania de boutique. Em cada esquina vemos um atelier especializado, uma loja moderninha, marmitinhas de lata, paninhos de pic nic e bridageiro de tudo quanto é sabor para todos os lados.

O meu favorito é feito com cacau, em casa, pra comer ainda quentinho. Se eu dou a receita? Claro!

BRIGADEIRO DE CACAU
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cacau em pó (bem cheia)
1 lata de leite condensado

PREPARO: Aqueça a manteiga e misture o cacau em pó. Esse é o segredo para não empelotar, porque o cacau dissolve bem em gordura e não no líquido. Aí é só misturar o leite condensado e ir mexendo até ficar no famoso ponto de soltar da panela. Ou um pouquinho antes mesmo, porque até molinho ele é bom!

A vida é doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário